sexta-feira, 27 de setembro de 2013

 Técnicas de Pintura para Educação Infantil Aprender Brincando

Sugestões de técnicas de pintura para serem utilizadas também no período de férias, para diferenciar suas atividades neste período que muitas crianças passam nas escolas.
Ideais para serem utilizadas em casa com nossos filhos, uma brincadeira divertida e agradável. 
 
Técnica Desenho Soprado(utilizando canudinhos, tinta guache colorida, e ar nos plumões) 
Técnica Espatulando e Colorindo (com palitos de sorvete vamos espatulando com várias cores, até que se preencha toda a folha)

Técnica Pintura com Papel Crepom e Cola Colorida 
Técnica Gotejamento (feito com conta-gotas e tinta várias cores)

Técnica Pintura Espelhada ou Dobrada (dobra a folha ao meio, pinta como quiser apenas de um lado da folha, dobrar e desdobrar, dando assim o efeito espelhado ao abrir)
Técnica Pontilhismo (com a ponta do lápis/borracha vai carimbando por toda a superfície até preencher completamente, utilizando as cores desejadas)
Técnica Pintura Esponjada  (utilizando esponja e tinta)  
Técnica de pintura a dedo
Pintura com bolhas (argola de fazer bolhas, mistura:detergente e água, corante para comida, papel, caica de papelão) Ideal é fazer as bolhas dentro da caixa para ir preenchendo toda a folha conforme as bolhas vão caindo. 
Pintura com moldes vazados

Pintura com fita crepe (faça o desenho desejado com a fita e pinte colorido toda a folha, depois retire a fita)
Pintura com garrafa pet (desenhe o tronco e os galhos, deixe secar, molhe o fundo da garrafa na tinta e carimba no lugar que queira desenhar as flores) 
Técnica utilizando carimbos de legumes

Pintura Espirrada  ou Splash (Podemos espirrar a tinta com embalagens de catchup ou com esponjas molhadas de tintas e com uma espátula, bata na esponja fazendo um splash)
Pintura Escorrida (pinga tinta em excesso na folha e gira a mesma para que a tinta vai escorrendo como quiser)
 Pintura com as Mãos (Nesta técnica podemos ir longe com a imaginação, todo trabalho feito com as mãozinhas das crianças  fica maravilhoso)

É isso aí peguem os pequeninos e mãos a obra, à tinta.

sábado, 14 de setembro de 2013

Os Chats - uma ferramenta didática


          As Tecnologias da Informação e da Comunicação têm vindo a provocar uma enorme mudança na Educação, originando novos modos de difusão do conhecimento, de aprendizagem, e, particularmente, novas relações entre professores e alunos.As pesadas enciclopédias foram substituídas pelas enciclopédias digitais, pela consulta de portais acadêmicos e outros locais diversificados. Passamos a utilizar sistemas electrofônicos e apresentações coloridas para tornar as aulas mais atrativas e, frequentemente, deixamos de lado o tradicional quadro negro e o giz e passamos diretamente para as superfícies e projeções interativas.

          A revolução originada pela Internet possibilita que a informação produzida e disponibilizada em qualquer lugar esteja rapidamente disponível em todo o Mundo, originando uma mudança nas práticas de comunicação e, consequentemente, educacionais, em vários aspectos tais como na leitura, na forma de escrever, na pesquisa e até como instrumento complementar na sala de aula ou como estratégia de divulgar a informação, permitindo tanto o ensino individualizado como o trabalho cooperativo e em grupo entre alunos.

          O computador por seu lado vem-se afirmando também pelo interesse que causa nos alunos. Curiosos e entusiasmados para aprenderem a mexer, eles ficam atentos a todo tipo de orientação e novidade relacionada ao computador e a Internet. A informática tem, assim, o poder de entreter mesmo aqueles alunos com dificuldades de comunicação e concentração. Deste modo, educar no mundo de hoje é uma tarefa não só das escolas e universidades, mas também da rede mundial de computadores.